Saúde

Todo cão merece ser mantido saudável,limpo, amado e feliz.Dentre as raças consideradas de luxo, o YORKSHIRE TERRIER  é uma das mais resistentes.Ele tem uma natureza alegre e em geral só visita o veterinário por ocasião das vacinas, já que dificilmente apresenta problemas de saúde.

Mas para que seja saudável vários fatôres devem concorrer entre os quais, podemos citar os seguintes: uma alimentação regular, exercícios necessários, higiene e tempo suficiente de sono.

EXERCICIOS – Quanto aos exercícios necessários, cabe ressaltar que o ideal é ter-se uma área cercada para que o YORK possa se exercitar, sem qualquer possibilidade de fugir, já que isso pode ter conseqüências sérias,pois ele poderia escapar para a rua e jamais encontrar o caminho de volta, o que seria uma infelicidade tanto para o dono quanto para o próprio cãozinho.

Essa área de exercício deve estar sempre limpa,devendo ser em local ensolarado,mas que tenha igualmente trechos de sombra.O YORKSHIRE aprecia muito um “banho de sol”  principalmente no período matutino.

Os exercícios são extremamente importantes para o bom funcionamento dos órgãos, sendo que quando um cãozinho é privado do exercício, os primeiros a apresentarem algum problema são os órgãos digestivos.

Não é possível estabelecer-se a quantidade necessária de exercício para cada YORK pois isso varia muito de cão para cão, principalmente tendo em conta a idade.

Em geral  quando o cãozinho é solto em local apropriado, costuma saltar e correr,no entanto alguns precisam ser encorajados a tal, e nesse caso é necessário que o exercício lhe desperte a atenção, que seja apreciado por ele.

É interessante ensinar o filhote a correr atrás de uma bola e trazê-la de volta. Isso se traduz num bom exercício e substitui um passeio que eventualmente tenha que ser cancelado.

No entanto o cãozinho  não deve se fatigar em demasia, uma vez que isso anularia os efeitos benéficos que devem resultar dos exercícios.

Se o exercício se resumir em caminhadas pela rua, é extremamente necessário e indispensável o uso de guia (peitoral) para que seja afastada qualquer possibilidade de acidente que poderá conduzir a resultados lamentáveis e mesmo fatais.
 

SONO  -  Quanto ao tempo suficiente de sono que é outro fator que contribui para a  saúde do YORKSHIRE,cabe inicialmente destacar que cada cãozinho deve ter sua própria cama, para onde pode recolher-se mesmo durante o dia, quando desejar dar um cochilo.

Uma das coisas que mais deixa o YORK contente é um canto aconchegante onde ele possa descansar,longe de correntes de ar, o que na verdade ele não aprecia.Ele gosta mesmo é de dormir enrolado num cobertorzinho bem fofo e falando nisso cabe observar que pelo menos duas vezes por semana, costumamos trocar o cobertorzinho e o forro das caminhas de nossos YORKS, salientando que diariamente as mesmas são sacudidas visando remover se for o caso vômitos ou fezes, pois os cãezinhos possuem o hábito de tentar encobrir tais incidentes.
 

ÁGUA  -  Para que o YORK seja saudável é preciso ocorrer uma constante renovação de água, já que uma grande quantidade dela é eliminada através dos pulmões, da pele e da própria urina.

A cumbuquinha onde se coloca a água do cãozinho , que de preferência deve ser de plástico, deve ser lavada diariamente, da mesma forma que se aconselha ser a água filtrada renovada constantemente, porque do contrário fica imprópria ao consumo.

 

A água é extremamente necessária ao bem estar dos filhotes, favorecendo sua digestão, enfim  ao organismo.

Em nosso canil oferecemos água aos nossos filhotes o mais cedo possível. Tão logo comecem a caminhar proporcionamos a eles o acesso a uma tigela contendo água fresca e pura.

Na verdade a água pode ser considerada como um tônico ao cãozinho, na mesma forma que para o ser humano.O consumo constante dela, fresca, pura, contribui em muito para a boa saúde do cão.
 

VERMIFUGAÇÃO e VACINAÇÃO  -  Em nosso canil vermifugamos nossos cães e temos uma atenção especial com a fêmea reprodutora que deve estar limpa por dentro e por fora, ou seja livre de vermes e de qualquer irritação de pele.

No que tange aos nossos filhotes, damos três doses de vermífugo; A primeira dose é dada aos 30 dias de idade, sendo a segunda aos 45 dias e finalmente a terceira dose é ministrada quando completam 60 dias, ou seja aos dois meses,mas  sempre com orientação do veterinário.

Da mesma forma com muito rigor tratamos da vacinação de nossos cães, até por uma questão de respeito aos fiéis amigos.

Assim a vacinação deve ser efetuada sempre por veterinário e só em cães que gozem de boa saúde.

O cãozinho ao ser vacinado não pode apresentar sinais de febre, vômitos, diarréia,inaptência, apatia, verminose etc.  Se for o caso os veterinários costumam tratar primeiro o  animal para depois vaciná-lo.

Também em relação a fêmea reprodutora temos uma atenção toda especial no que diz respeito a vacinação. Em nosso canil as cadelas destinadas a procriar são vacinadas antes de entrarem no CIO para se aumentar o percentual de anticorpos que passarão à prole, pelo colostro nos primeiros dias de amamentação.Na verdade esses anti-corpos protegem o filhote até a sexta semana de vida, aproximadamente, sendo que após esse período, a proteção ficará por conta da vacinação.

Como nossos filhotes são vendidos a partir dos 60 dias de idade, em geral ao deixarem o canil já tomaram a VACINA V8, ministrada por nosso veterinário, cabendo ao novo proprietário providenciar as demais doses sempre no veterinário.

De grande importância é a VACINA  V 8 como prevenção a várias doenças entre elas, a cinomosee, a parvovirose, salientando-se mais um vez que o reforço é dado aos três e quatro meses.E ao longo de sua vida o cãozinho deve receber outra dose da referida vacina anualmente.

O filhote deve ainda receber VACINA  contra RAIVA, contra a TOSSE DOS CANIS, bem como  vacina contra a GIARDÍASE.

De todo modo não vacinamos os cães que não estejam em perfeitas condições de saúde.

Outro dado importante é a data do vencimento das vacinas e seu regular acondicionamento,por isso a necessidade de se procurar para a vacinação um veterinário de nossa confiança.