Higiene

 

Inicialmente devemos ressaltar ser fundamental os cuidados com a higiene de um YORKSHIRE, seja para que ele apresente a beleza da pelagem, que é tradicional na raça, seja para proporcionar ao cãozinho uma boa qualidade de vida.

 

A higiene implica entre outras coisas observar se o cão possui secreção nos cantos dos olhos, cuidados com os dentes, com os ouvidos e com as unhas, bem como proporcionar ao bichinho o banho, que em nosso canil é dado semanalmente.

 

Portanto,  a higiene completa no YORK só se consegue se forem rigorosa e costumeiramente inspecionados os olhos, ouvidos, a boca incluindo a dentição, bem como cortadas suas unhas e finalmente banhado.

 

 

OLHOS – alguns cães acumulam secreção no canto dos olhos, as quais devem ser retiradas com algodão embebido em água boricada, soro fisiológico ou produtos destinados a esse fim, encontrados a venda em Pet Shop. 

 

 

 

BÔCA e DENTIÇÃO   -  O YORKSHIRE possui uma boca muito pequena e os dentes muito juntos, o que favorece o surgimento do tártaro que com o tempo pode causar a queda deles, se não convenientemente tratado.
 

Os filhotes desde cedo devem ser acostumados com a limpeza de seus dentinhos que pode ser feita com uma pequena escova ou mesmo com uma dedeira.

 

Aconselha-se que os dentes sejam escovados pelo menos uma vez por semana, com pasta dental própria para cães, o que muito colabora para manter um hálito saudável.

 

                   

 

O cãozinho deve ser levado  de quando em quando ao veterinário para que este através de um exame, diga da necessidade de uma limpeza para remoção do tártaro, caso exista.

 

Finalmente, cabe ressaltar que costumamos com freqüência dar “courinhos” adquiridos em Pet Shop aos nossos cãezinhos que ajudam na limpeza impedindo a presença do tártaro

 

 

 

OUVIDOS – Devemos limpar os ouvidos do cãozinho com algodão  embebido em uma solução antimicótica,mas sempre com cautela para não ferir o bichinho.

 

Havendo mal cheiro ou mesmo coceira excessiva ou a presença de dor, pode denunciar uma otite, quando então imediatamente o cãozinho deve ser levado ao veterinário

 

.

 

Cumpre informar que o cãozinho que está com dor de ouvido, costuma balançar a cabeça, oportunidade em que deve ser levado imediatamente ao veterinário para tratamento.

 

 

 

 

UNHAS -  Os cães que vivem dentro de casa ou permanecem longos períodos encerrados em canis, não tem oportunidade de desgastar as unhas, andando e correndo.

 

              

 

Portanto, sempre que as unhas estiverem compridas, devem ser cortadas.Mas essa tarefa exige atenção e cuidado, sendo que para isso se utiliza um cortador do tipo guilhotina, com o qual se apara a unha aos poucos até chegar à  porção  carnosa.

 

Nas unhas pretas é mais difícil visualizar  essa porção carnosa, o que requer uma atenção redobrada, pois se ela for atingida dói e sangra.Há um limite para cortar devido a existência de veias.

 

 

 

Por  isso o mais aconselhável é que  não se tratando de criador, o proprietário de um cãozinho deve levá-lo ao veterinário para cortar suas unhas ou  ao Pet Shop onde pessoas especializadas possam exercer tal tarefa corretamente, sem qualquer sofrimento ao bichinho.

 

Finalmente, cabe observar que em nosso canil costumamos cortar as unhas dos recém nascidos quando completam 20 dias de idade, para que não arranhem as mamas da mãe na hora das mamadas.

 

 

 

BANHO -  O cãozinho quando nasce tem a higiene feita por sua mãe, zelosa que sempre é com sua cria.

 

 

Antes da primeira vacina, pode-se manter o bichinho limpo e cheiroso se utilizando de produtos  que o limpa a seco e que são encontrados em PET SHOP. Também podem ser usados os lenços umedecidos ou loções higienizadoras,mas a mãe exerce uma tarefa importante porque continua a inspecionar sua cria.

 

Em nosso canil costumamos dar o primeiro banho no filhote quando completa de 50 a 60 dias, ou seja uma semana após tomar a dose inicial da vacina V8.

 

A partir daí banhamos nossos cães semanalmente, faça frio ou faça sol, porque banho, higiene é saúde.

 

Para o banho, o proprietário de um YORK deve providenciar antes uma banheirinha, xampu e condicionador neutros, uma toalhinha, secador, algodão, escova com cerdas metálicas  e um pente metálico.

 

    

 

 

O proprietário de um YORK pode muito bem dar o banho em seu próprio box, tomando cuidado para não deixa-lo cair e utilizando-se de um chuveirinho com água morna, colocando antes algodão em seu ouvido para impedir ou dificultar a entrada de água.
 

    
 

O cãozinho deve ser banhado com xampu e condicionador neutros e enxaguado muito bem, para que seja retirado qualquer tipo de resíduo. Na seqüência, o excesso de água é retirado com uma toalha, quando então é removido o algodão dos ouvidos.

 

    

 

 

Com o secador na temperatura morna deve ser secado, enquanto se escova os pêlos com a escova de cerdas metálicas.

 

 

Esse é o momento ideal para limpeza dos ouvidos, verificar se há necessidade de cortar suas unhas e fazer sua tosa higiênica, cortando os pêlos em volta do ânus e entre os dedos. Mas isso não é aconselhável para quem não tem experiência com o animal, sendo preferível levá-lo de quando em quando ao PET SHOP, que como já dito, possuem profissionais especializados para tal fim, afastando-se qualquer possibilidade de  machucar o bichinho.

 

Depois de todo seco, e com os pêlos desembaraçados, reserva-se o pente metálico, para os pêlos em volta dos olhos e nos bigodes e finalmente  em geral se coloca um lindo laço em seu topete.

 

O resultado é satisfatório, porque o proprietário vai ter um cãozinho, limpo, feliz, cheiroso e saudável.